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O Pneu

Se a invenção da roda mudou a humanidade, a invenção do pneu como conhecemos hoje causou um grande impacto no universo automotivo. Os primeiros pneus nada mais eram do que tiras de couro que revestiam as rodas de madeira. Mais tarde essas tiras foram substituídas por lâminas de aço ou ferro, porém o uso desses materiais causava um grande desconforto na rodagem dos veículos, além de possuírem um processo de fabricação extremamente trabalhoso.

 

Mas durante muito tempo essas eram as únicas opções disponíveis. O pneu de borracha começou a tomar forma depois que o inventor norte-americano, Charles Goodyear, descobriu um método que consistia na mistura de enxofre e borracha em alta temperatura, tornando o material muito mais elástico e resistente. Esse processo foi batizado como “vulcanização”.

 

 

Na mesma época o inventor e veterinário escocês, John Boyd Dunlop, trabalhava para aperfeiçoar os pneus. Dunlop desenvolveu o primeiro produto com câmara de ar para aplicar no velocípede de seu filho, que o utilizava para ir à escola. Para resolver o problema de trepidação, o inventor inflou tubos de mangueira de látex, utilizados em sua clínica veterinária, usando uma bomba de ar de inflar bolas e envolvendo os tubos com uma manta de lona para proteger. Em seguida o colocou em volta da roda do triciclo, dando origem assim aos primeiros pneus como conhecemos hoje.

 

Com o passar do tempo, a tecnologia presente na fabricação do pneu só avançou. Atualmente existe uma infinidade de modelos e medidas, cada qual destinado a um uso específico.

O pneu pode ser considerado um dos componentes mais importantes de qualquer veículo automotor. É ele quem suporta o seu peso, o da sua carga e que faz o contato com o solo, além de ser responsável pela transformação da força do motor em tração. Eles também atuam na estabilidade do veículo e são essenciais para a eficiência na frenagem.