Compartilhar

Conectar

Estatísticas

  •  Visitantes4
  •  Registrados0
  •  Visitas Hoje85
  •  Visitas Ontem36
  •  Semana Atual351
  •  Semana Passada283

Maio Amarelo

 

Maio Amarelo

A Organização Mundial da Saúde(OMS) coloca as mortes no trânsito como uma verdadeira epidemia e estima que em 2020 sejam 1,9 milhão de pessoas envolvidas em acidentes fatais e 2,4 milhões em 2030. O número de mortes em acidentes de trânsito no Brasil cresceu 38,3% no período de 2002 a 2012, segundo dados do Mapa da Violência de 2014, colocando nosso país em 5º lugar no ranking de mortes no trânsito mundial.

As mortes no trânsito aumentaram de 42.266 em 2013 para 43.075 em 2014, colocando o Brasil ainda mais longe no cumprimento da meta de redução de mortes em acidentes de trânsito, que era de reduzir pela metade esse número até 2020, segundo dados do Ministério da Saúde e DPVAT.

Ao redor do mundo existem diversos movimentos de conscientização e aqui no Brasil o Maio Amarelo busca chamar a atenção de toda a sociedade para os altos índices de mortes e feridos no trânsito. A intenção é colocar em pauta o tema da segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

 

A cor amarela foi escolhida justamente por simbolizar “atenção” no trânsito e a fita amarela faz menção a outros movimentos já consolidados nacional e internacionalmente, como o movimento de combate ao HIV(com a fita vermelha), do câncer de mama(Outubro Rosa com a fita rosa) e do câncer de próstata(Novembro Azul com a fita azul).

E a escolha do mês de Maio se deve ao fato de que, no dia 11 de maio de 2011, os Ministérios da Saúde de das Cidades lançaram o Pacto Nacional pela Redução dos Acidentes de Trânsito – Pacto pela Vida. A meta desse pacto é estabilizar e reduzir o número de mortes e lesões em acidentes de transporte terrestre nos próximos 10 anos, como adesão ao Plano de Ação da Década de Segurança no Trânsito 2011 – 2020, lançado na mesma data(11/05/2011 pela Organização Mundial da Saúde(OMS).

Nós do Volks Club Nova Petrópolis apoiamos o movimento Maio Amarelo e você também pode apoiar adotando uma postura consciente, solidária e positiva no trânsito. Você pode contribuir passando adiante esta mensagem.