Compartilhar

Conectar

Estatísticas

  •  Visitantes4
  •  Registrados0
  •  Visitas Hoje85
  •  Visitas Ontem37
  •  Semana Atual351
  •  Semana Passada284

Entendendo o Pneu

O pneu poder ser considerado um dos componentes mais importantes de qualquer veículo automotor. É ele que suporta o peso do veículo, sua carga e que faz o contato com o solo, garantindo a aderência do carro. Os pneus também tem responsabilidade na estabilidade do veículo e são fundamentais na eficiência da frenagem. São diversos os fatores que devem ser considerados na escolha de um pneu, dentre elas podemos citar a medida(largura, altura/perfil e aro), capacidade de carga e velocidade, desenho da banda de rodagem, construção e compostos, resistência a temperatura, entre outras.

Vamos entender o que significa exatamente cada letra e número que aparecem gravados nos pneus.

A medida do pneu é expressa pela nomenclatura largura/altura-raio, onde:

Largura: é a medida em milímetros da banda de rodagem do pneu;

Altura: é a altura da lateral do pneu e é expressa em percentagem da largura, ou seja, a largura ou perfil de um pneu é um percentual pré-determinado em relação a largura do pneu. Por exemplo, em um pneu 195/55 R 16, a altura da lateral desse pneu corresponde a 55% da largura do pneu;

Raio: corresponde ao diâmetro da roda, geralmente expresso em polegadas.

Há, também, outras informações que podemos obter, olhando o pneu, tais como:

Tipo de Construção: é uma letra que define o tipo de pneu. Geralmente vemos a letra “R” ao lado do aro, indicando que se trata de um radial. Se a construção for diagonal, não aparecerá nenhuma letra nesse espaço.

Índice de Carga e Velocidade: indica a quantidade de carga e velocidade máxima suportada pelo pneu. É apresentada por um número e uma letra(195/55 R 16 87 V).

DOT: Esses códigos permitem saber quando e onde o pneu foi fabricado, baseado em parâmetros estabelecidos pelo Departamento de Transportes dos EUA(DOT).

Exemplo: DOT ABC2 D344 4016

DOT = Department Of Transportation

AB = Código da fábrica onde o pneu foi produzido

C2 = Código de dimensão

D344 = Tipo de capacidade e Categoria do pneu

40 = Semana de fabricação(40ª semana de 2016)

16 = Ano de fabricação(2016)