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Regulamento Geral XI Rally Jardim da Serra Gaúcha

 

11° Rally Brasileiro de Volks à Ar – Regularidade

Rally Jardim da Serra Gaúcha

 

REGULAMENTO GERAL

DA ORGANIZAÇÃO DAS PROVAS

 

Art. 1º - A Comissão Organizadora deverá ter um de seus membros à disposição dos interessados para o esclarecimento de dúvidas antes da prova, de modo a possibilitar o melhor entendimento possível das regras do esporte e a melhor performance por parte dos participantes da prova.

 

Art. 2° - A Comissão Organizadora, através do Diretor de Prova, será responsável pelo correto planejamento e execução das atividades necessárias para a realização da prova.

 

DOS CONCORRENTES E VEÍCULOS ADMITIDOS

 

Art. 3º - Os concorrentes disputarão a prova em carros de passeio Fuscas ou em um de seus derivados, desde que devidamente licenciados pelo Detran e obedecendo, obrigatoriamente, as normas do Departamento Nacional de Trânsito no que diz respeito a documentação, itens de segurança e equipamentos obrigatórios, que serão verificados por ocasião da Vistoria Técnica.

 

Art. 4º - Com relação aos equipamentos de navegação e medição, os carros deverão estar equipados somente com o equipamento original,se permitido, entretanto,o uso de calculadora simples, cronômetro e celular com o aplicativo para medição do roteiro pelo computador. Fora o equipamento citado neste artigo, é expressamente proibido o uso de qualquer outro equipamento de medição ou navegação.

 

§ Único – O link do aplicativo para medição do roteiro do rally pelo computador, citado no caput deste artigo e que pode ser baixado é:

a – para celular com sistema operacional Android:

https://play.google.com/store/apps/details?id=ee.planet.kaupov.gpstripmeter

b – para celular com sistema operacional IOS:

 

https://itunes.apple.com/br/app/od%C3%B4metro-gps/id954599576?mt=8

 

Art. 5º -  Os concorrentes deverão disputar a prova em duplas, sendo o condutor inscrito como PILOTO e seu acompanhante inscrito como NAVEGADOR. O piloto deverá estar devidamente habilitado a conduzir o veículo de acordo com as prescrições do Código de Trânsito Brasileiro, devendo obedecer as normas deste, principalmente, com relação à forma de condução do veículo de maneira segura.Não ficando restrito aos dois, piloto e navegador, podendo levar amigos e familiares, no máximo mais três pessoas.

 

§ Único - Em caso de problemas durante o percurso da prova que impossibilite o Piloto a continuar conduzindo o veículo, ficará o Navegador autorizado a dirigir, desde que esteja devidamente habilitado.

 

Art. 6º - A prova está dividida em três categorias:

           - Especial: competidores com experiência no esporte ou competidores que ficaram entre as três primeiras colocações na categoria graduados em provas/rallys/passeios cronometrados organizados anteriormente pelo Volks Club Nova Petrópolis;

           - Graduados: competidores que residem na cidade de Nova Petrópolis e/ou competidores que ficaram entre as três primeiras colocações na categoria estreantes em provas/rallys/passeios cronometrados organizados anteriormente pelo Volks Club Nova Petrópolis;

           - Estreantes: todo e qualquer competidor que não se enquadre nas regras descritas na categoria Especial e Graduados.

 

PREMIAÇÃO

 

Art. 7º - Os competidores serão premiados da seguinte forma:

           - Troféus do 1º ao 3º colocados nas categorias Especial, Graduados e Estreantes;

           - Troféus para 4º e 5º colocados na categoria Estreantes;

           - Troféus para a dupla melhor caracterizada nas categorias Estreantes, Graduados e Especial.

 

Art. 8° - A participação no evento de divulgação dos resultados e premiação é obrigatória para os competidores, devendo a dupla estar representada por, no mínimo, um de seus membros, sob pena da perda do direito aos prêmios a que fizerem jus na prova.

 

Art. 9º - A inscrição na prova dará direito aos competidores de participarem de uma reunião com orientações gerais sobre o esporte e detalhes da competição, a ser realizado de acordo com a programação constante no Regulamento Particular da Prova.

 

Art. 10 - A inscrição para a prova poderá ser realizada conforme prazos definidos no regulamento particular da prova, limitando-se em 50 o número de vagas, devendo a dupla competidora efetuar o pagamento da inscrição conforme regras estipuladas no Regulamento Particular da Prova:

 

§ Único - O Valor da inscrição por equipe será de R$110,00 até 31/01/2018.

DA VISTORIA TÉCNICA E OBRIGAÇÕES

 

Art. 11º - Os competidores deverão se apresentar para as vistorias administrativa e técnica em local e horário determinados no Regulamento Particular da Prova, onde receberão o "kit da prova", contendo: 2 camisetas, 2 flamulas de participação, numeral do veículo e adesivos.

 

Art. 12º - Será realizada a vistoria técnica no carro da equipe, onde serão observados os itens abaixo:

         - Verificação do equipamento para navegação.

- Adesivos dos patrocinadores e do numeral do carro fixados no mesmo;

- Uso do material promocional pelos competidores;

 

Art. 13° - Será dada especial atenção, pela Direção de Prova e pela Equipe de Cronometragem, a forma de condução do veículo, que deverá ser condizente com as regras do esporte e com as normas do Código de Trânsito Brasileiro, podendo ser desclassificado o concorrente que praticar atitudes consideradas antidesportivas ou que comprometam a segurança do evento, dos competidores e do trânsito em geral, sem prejuízo das possíveis autuações pela Fiscalização de Trânsito e demais responsabilidades cíveis e criminais.

 

Art. 14º - Será obrigatório o uso de cinto de segurança e faróis baixos acessos conforme regulamenta o Código de Trânsito Brasileiro, sob pena de desclassificação da dupla competidora.

 

DAS PENALIZAÇÕES

 

Art. 15º - O calculo de penalização será definida da seguinte maneira:

           - Tarefas: no decorrer do trajeto vão ocorrer tarefas, das quais cada tarefa executada erradamente acarretará a perda de até 10 pontos. Caso o competir consiga executar a tarefa, sua pontuação será zerada para esta tarefa.

           - Pontuação: No trajeto da prova estarão dispostos diversos postos de cronometragem, sendo que, para cada segundo que os competidores passarem adiantados ou atrasados, perderão 1,667 pontos.

 

POSTOS DE CRONOMETRAGEM

 

Art. 16º - Os postos de cronometragem terão seus tempos considerados 10 (dez) minutos antes da passagem teórica do primeiro concorrente, assim como o término dos tempos considerados serão 10 (dez) minutos após a passagem teórica do último concorrente.

 

Art. 17º - Os postos de cronometragem serão posicionados no decorrer do roteiro, em posições e quantidades não conhecidas previamente pelos competidores.

 

§ Único – Os postos de cronometragem serão divulgados no momento da divulgação dos resultados junto com a ficha de passagem de cada veículo.

 

Parágrafo Único - Todos os postos de cronometragem deverão ser colocados junto a referências físicas (ex: árvore, placas de trânsito, abrigo de ônibus, etc.) de modo a possibilitar sua conferência em caso de necessidade posterior.

 

Art. 18º - O posto de cronometragem visa medir o tempo de navegação e confirmar o roteiro feito pelo concorrente e o sentido correto da prova.

 

Art. 19º - Os pontos adiantados serão representados com o sinal (–), ou como indicado pela ficha de passagem, e serão somados pelo seu valor absoluto.

Art. 20º - Não serão modificados nem criados novos postos de cronometragem após a largada da prova.

 

Art. 21º - A anulação de qualquer Posto de Cronometragem só poderá ocorrer com a autorização do Diretor de Prova.

 

Art. 22º - Para efeito de penalização, os atrasos ou adiantamentos iguais ou superiores a 10 (dez) minutos, em cada PC, serão computados como 1000 (mil) pontos perdidos. Neste caso será considerado como o concorrente não tendo passado no mesmo.

 

Art. 23º - A não passagem por um posto de cronometragem ou a passagem em sentido contrário ao correto da prova, não poderá ser descartada.

 

Art. 24º - O concorrente que passar mais de uma vez num mesmo posto de cronometragem, será considerado para efeito de penalização, a primeira passagem no sentido correto do posto de cronometragem.

 

Art. 25º - A quantidade de Postos de Controle por prova é livre, e sua definição ficará a cargo do Diretor de Prova.

 

DAS DISPOSIÇOES GERAIS

 

Art. 26º - O Volks Club Nova Petrópolis, a Comissão Organizadora da prova e as empresas patrocinadoras e/ou apoiadoras estarão isentos de quaisquer responsabilidades, cíveis ou criminais, advindo estas de qualquer acidente ocorrido durante o andamento da competição envolvendo algum participante. Todos os participantes declaram, por ocasiãoda assinatura da Ficha de Inscrição, estar cientes de que a prova obedece as determinações do Código de Trânsito Brasileiro, ficando os mesmos responsáveis pelo cumprimento das mesmas e de que a prova não estará coberta por nenhuma espécie de seguro.

 

§ Único – Todos competidores inscritos na prova declaram, também, conhecer, as Normas do Código de Trânsito Brasileiro,um termo de responsabilidade, as regras previstas neste Regulamento e no Regulamento Particular da Prova e os seus respectivos Adendos.

 

Art. 27º - A direção de prova em conjunto com a diretoria do Volks Club Nova Petrópolis, decidirá sobre quaisquer dúvidas ou questões que venham a surgir durante o andamento da prova ou após o final da mesma.

 

Art. 28º - O presente regulamento foi elaborado em concordância com as regras do esporte e aprovado pela diretoria do Volks Club Nova Petrópolis e poderá, a critério desta, ser atualizado e/ou modificado conforme as necessidades das futuras provas desta modalidade, visando a equidade nas disputas e a promoção do rally como esporte.

 

 

Nova Petrópolis, 15 de Janeiro de 2018

 

 

 

                                ______________________________

                                                                                Harry Paulo Grings                                                                                                                                                                                      Diretor de Prova