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Regulamento Geral do XII Rally Jardim da Serra Gaúcha

XII Rally Brasileiro de Volkswagen Refrigerado a Ar – Regularidade

Rally Jardim da Serra Gaúcha

REGULAMENTO GERAL

DA ORGANIZAÇÃO DA PROVA

Art. 01º - A Comissão Organizadora deverá ter um de seus membros a disposição dos interessados para o esclarecimento de dúvidas antes da prova, de modo a possibilitar o melhor entendimento possível das regras do esporte e a melhor performance por parte dos participantes da prova.

Art. 02º - A Comissão Organizadora, através do Diretor de Prova, será responsável pelo correto planejamento e execução das atividades necessárias para a realização da prova.

DOS CONCORRENTES E VEÍCULOS ADMITIDOS

Art. 03º - Os concorrentes disputarão a prova em carros de passeio Fuscas ou em um de seus derivados, desde que devidamente licenciados pelo Detran e obedecendo, obrigatoriamente, as normas do Departamento Nacional de Trânsito no que diz respeito a documentação, itens de segurança e equipamentos obrigatórios, que serão verificados por ocasião da Vistoria Técnica.

Art. 04º - Com relação aos equipamentos de navegação e medição, os carros deverão estar equipados somente com os instrumentos originais, será permitido, entretanto, o uso de calculadora simples, cronômetro e celular com o aplicativo para medição do roteiro pelo computador. Fora o equipamento citado neste artigo, é expressamente proibido o uso de qualquer outro equipamento de medição ou navegação.

§Único – O link do aplicativo para medição do roteiro do Rally pelo computador, citado no caput deste artigo e que pode ser baixado é:

a – Para celular com sistema operacional ANDROID:

https://play.google.com/store/apps/details?id=ee.planet.kaupov.gpstripmeter

b – para celular com sistema operacional IOS:

https://itunes.apple.com/br/app/od%C3%B4metro-gps/id954599576?mt=8

Art. 05º - Os concorrentes deverão disputar a prova em duplas, sendo o condutor inscrito como PILOTO e seu acompanhante inscrito como NAVEGADOR. O PILOTO deverá estar devidamente habilitado a conduzir o veículo, de acordo com as prescrições do Código de Trânsito Brasileiro, devendo obedecer as normas deste, principalmente, com relação à forma de condução do veículo, que deverá ser de maneira segura. A participação, em um mesmo veículo, não é restrita ao PILOTO e NAVEGADOR, podendo haver a participação de amigos e familiares, no número máximo permitido pela legislação para cada modelo de veículo.

§Único – Em caso de problemas durante o percurso da prova, que impossibilitem o PILOTO a continuar conduzindo o veículo, fica o NAVEGADOR autorizado a dirigir, desde que esteja devidamente habilitado.

Art. 06º - A prova será dividida em três categorias:

- Especial: para competidores com experiência no esporte ou competidores que ficaram entre as três primeiras colocações na categoria Graduados em provas/rallys/passeios cronometrados organizados anteriormente pelo Volks Club Nova Petrópolis;

- Graduados: Para competidores que residem na cidade de Nova Petrópolis e/ou competidores que ficaram entre as três primeiras colocações na categoria Estreantes em provas/rallys/passeios cronometrados organizados anteriormente pelo Volks Club Nova Petrópolis;

- Estreantes: para todo e qualquer competidor que não se enquadre nas regras descritas nas categorias Graduados e Especial.

 

PREMIAÇÃO

Art. 07º - Os competidores serão premiados com troféus do 1º ao 3º colocados nas categorias Especial, Graduados e Estreantes.

Art. 08º - A participação no evento de divulgação dos resultados e premiação é obrigatória para os competidores, devendo a dupla estar representada por, no mínimo, um de seus membros, sob pena da perda do direito aos prêmios a que fizerem jus na prova.

Art. 09º - A inscrição na prova dará direito aos competidores de participarem de uma reunião com orientações gerias sobre o esporte e detalhes da competição, a ser realizada de acordo com a programação constante no Regulamento Particular da Prova.

Art. 10º - A inscrição para a prova poderá ser realizada conforme prazos definidos no regulamento particular da prova, limitando-se em 50 o número de vagas, devendo, a dupla competidora, efetuar o pagamento da inscrição conforme regras estipuladas no Regulamento Particular da Prova:

§Único – O valor da inscrição, por equipe, será de R$130,00(cento e trinta reais) até o dia 31/01/2020.

 

DA VISTORIA TÉCNICA E OBRIGAÇÕES

Art. 11º - Os competidores deverão se apresentar para as vistorias administrativa e técnica em local e horário determinados no Regulamento Particular da Prova, onde receberão o “kit da prova”, contendo: 2 camisetas, 2 flâmulas de participação, numeral do veículo entre outros itens.

Art. 12º - Será realizada a vistoria técnica no carro da equipe, onde serão observados os itens abaixo:

a)      Verificação do equipamento de navegação;

b)      Adesivos do patrocinadores e do numeral do carro fixados no mesmo;

c)       Uso do material promocional pelos competidores.

Art. 13º - Será dada especial atenção, pela Direção de Prova e pela Equipe de Cronometragem, à forma de condução do veículo, que deverá ser condizente com as regras do esporte e coma as normas do Código de Trânsito Brasileiro, podendo ser desclassificado o concorrente que praticar atitudes consideradas antidesportivas ou que comprometam a segurança do evento, dos competidores e do trânsito em geral, sem prejuízo das possíveis autuações pela fiscalização de trânsito e demais responsabilidades cíveis e criminais.

Art. 14º - Será obrigatório o uso de cinto de segurança e faróis baixos acessos, conforme regulamenta o Código de Trânsito Brasileiro, sob pena de desclassificação da dupla competidora.

 

DAS PENALIZAÇÕES

Art. 15º - O cálculo da penalização será definido da seguinte forma:

a)      Tarefas: no decorrer do trajeto ocorrerão tarefas, sendo que cada tarefa executada de forma incorreta, acarretará a perda de 10(dez) pontos, podendo ser fracionada. Caso a dupla competidora consiga executar a tarefa integralmente e de forma correta, sua pontuação será zerada para essa tarefa.

b)      Pontuação: no trajeto da prova estarão dispostos diversos pontos de cronometragem, sendo que, para cada segundo que os competidores passarem adiantados ou atrasados, perderão 1(um) ponto.

 

POSTOS DE CRONOMETRAGEM

Art. 16º - Os postos de cronometragem terão seus tempos considerados 10(dez) minutos antes da passagem teórica do primeiro concorrente, assim como o término dos tempos considerados serão 10(dez) minutos após a passagem teórica do último concorrente.

Art. 17º - Os postos de cronometragem serão posicionados no decorrer do roteiro, em posições e quantidades não conhecidas previamente pelos concorrentes.

§ 1º - Os postos de cronometragem serão divulgados no momento da divulgação dos resultados junto com a ficha de passagem de cada veículo.

§ 2º - Todos os postos de cronometragem deverão ser colocados junto a referências físicas (ex: árvores, placas de trânsito, abrigo de ônibus, etc) de modo a possibilitar sua conferência em caso de necessidade posterior.

Art. 18º - O posto de cronometragem visa medir o tempo de navegação e confirmar o roteiro feito pelo concorrente e o sentido correto da prova.

Art. 19º - Os pontos adiantados serão representados com o sinal negativo (-), ou como indicado pela ficha de passagem, e serão somados pelo seu valor absoluto.

Art. 20º - Não serão modificados e nem criados novos postos de cronometragem após a largada da prova.

Art. 21º - A anulação de qualquer posto de cronometragem só poderá ocorrer com a autorização do Diretor de Prova.

Art. 22º - Para efeito de penalização, os atrasos ou adiantamentos iguais ou superiores a 10(dez) minutos, em cada PC (posto de cronometragem), serão computados como 1000(mil) pontos perdidos. Neste caso será considerado como o concorrente não tendo passado no mesmo.

Art. 23º - A não passagem por um posto de cronometragem ou a passagem em sentido contrário ao correto da prova, não poderá ser descartado.

Art. 24º - O concorrente que passar mais de uma vez num mesmo posto de cronometragem, terá considerado, para efeito de penalização, a primeira passagem no sentido correto do posto de cronometragem.

Art. 25º - A quantidade de postos de controle por prova é livre, e sua definição ficará a cargo do Diretor de Prova.

 

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 26º - O Volks Club Nova Petrópolis, a Comissão Organizadora da prova e as empresas patrocinadoras e/ou apoiadoras estarão isentos de quaisquer responsabilidades, cíveis ou criminais, advindo estas de qualquer acidente ocorrido durante o andamento da competição envolvendo algum participante. Todos os participantes declaram, por ocasião da assinatura da Ficha de Inscrição, estar cientes de que a prova obedece as determinações do Código de Trânsito Brasileiro, ficando responsáveis pelo cumprimento das mesmas e de que a prova não estará coberta por nenhuma espécie de seguro.

§Único – Todos os competidores inscritos na prova declaram, também, conhecer as Normas de Código de Trânsito Brasileiro, o termo de responsabilidade, as regras previstas neste Regulamento e no Regulamento Particular da Prova e os seus respectivos adendos.

Art. 27º - A direção de prova em conjunto com a diretoria do Volks Club Nova Petrópolis, decidirá sobre quaisquer dúvidas ou questões que venham a surgir durante o andamento da prova ou após o final da mesma.

Art. 28º - O presente regulamento foi elaborado em concordância com as regras do esporte e aprovado pela diretoria do Volks Club Nova Petrópolis e poderá, a critério desta, ser atualizado e/ou modificado conforme as necessidades das futuras provas desta modalidade, visando a equidade nas disputas e a promoção do rally como esporte.

 

 

Nova Petrópolis, 27 de Janeiro de 2020

 

 

 

 

Harry Paulo Grings

                                                                                                                                          Diretor de Prova